domingo, 25 de julho de 2010

Pega Varetas : fatores que interferem na aprendizagem



Trabalho da Disciplina de Ludopsicopedagogia
Prof. Ms. Rosa Eulógia Ramires




Ruídos na aprendizagem


Identificados como interferências negativas no processo de comunicação dos conteúdos e procedimentos ensinados e aprendidos.
Para pais e professores a preocupação era com a indisciplina e falta
de limite dentro e fora do meio escolar e o que expressa, de fato, uma dificuldade de aprendizagem .
Através de uma pesquisa realizada com crianças no Laboratório de Psicopedagogia da USP foram desenvolvidas pesquisas com objetivo de desenvolver atitudes favoráveis à aprendizagem do ponto de vista cognitivo e social. Foi utilizado o jogo pega varetas por ser um jogo de regras, afetivo , social que ao jogar requer planejamento, respeito as regras, atenção, antecipação, organização das ações e resolução do problema.
Para alunos e professores o jogo pega varetas não tem nemhuma relação com a escola, porém a pesquisa referida da USP mostrou que as atitudes e competências desenvolvidas ao jogar vão tornando-se propriedades das crianças, são transferidas para outros meios. Os alunos passam a ter outro posicionamento frente aos desafios tanto no lúdico(jogo) como na escola (aprendizagem dos conteúdos).
A intervenção de um profissional na hora do jogo é de supra importância porque este instiga a reflexão, pede análises e também ajuda os alunos a perceberem semelhanças entre os contextos do jogo e do meio escolar.
Grande desafio para professores é descobrir o motivo que gera baixo rendimento escolar sugere-se então utilizar situações com jogos. Um professor observador e atento na forma que o aluno joga tem condições de avaliar suas competências e dificuldades ajudando a identificar a origem do problema.

http://meusjogosdemeninas.uol.com.br/jogos/jogos-de-habilidade/vareta.jsp

Fonte bibliográfica- Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar
Lino de Macedo, Ana Lúcia Sícoli Petty e Norimar Christe Passos













0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial