Acidente Vascular Cerebral
O Acidente Vascular Cerebral é uma doença caracterizada pelo início agudo de um deficit neurológico (diminuição da função) que persiste por pelo menos 24 horas, refletindo envolvimento focal do sistema nervoso central como resultado de um distúrbio na circulação cerebral que leva a uma redução do aporte de oxigênio às células cerebrais adjacentes ao local do dano com consequente morte dessas células; começa abruptamente, sendo o deficit neurológico máximo no seu início, e podendo progredir ao longo do tempo.
Dia Mundial do AVC (acidente vascular cerebral), 29 de outubro, 2010. A Organização Mundial de AVC está chamando à atenção através de uma ação imediata, com o objetivo de enfrentar a epidemia do Acidente Vascular Cerebral.
Você pode Reduzir o risco e o perigo de um AVC. Siga os seguintes passos:
1. Conheça seus fatores de risco: pressão alta, diabetes e colesterol elevado;
2. Faça exercícios regularmente;
3. Mantenha uma dieta saudável;
4. Limite o consumo de ácool;
5. Evite fumar;
6. Doenças do coração (infarto do miocárdio ou uma arritmia cardíaca, devem ter um acompanhamento médico).Consulte regularmente seu médico.
Sinais de alerta do AVC
-Súbito formigamento ou fraqueza em dos lados do corpo;
-Súbita dificuldade para falar;
-Súbita dificuldade de enxergar;
-Súbita vertigem(sensação de tudo girar);
-Súbita dor de cabeça;
Sobreviventes de um AVC podem desenvolver depressão, então procure ajuda de profissionais capacitados com objetico de resgatar a melhor qualidade de vida destes, e com isso facilitar a reabilitação, tanto da linguagem com ajuda do fonoaudiólogo, como do fisioterapeuta , do médico e de outros profissionais, bem como é de grande importância o apoio de familiares e amigos.
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?6&-acidente-vascular-cerebral
Evite o AVC. A ja Agora. Junte-se à Campanha!
www.redebrasilavc.org.br
www.worldtrokecampaign.org.br